domingo, 25 de setembro de 2011

Efemérides

De acordo com o dicionário, a etmologia da palavra Efeméride vem do latim e significa "memorial diário" ou "calendário". Em grego o significado seria "de cada dia". A palavra efêmero ("que dura um dia") deriva da mesma etimologia.

Então, uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos.

Por esta razão, escolhi esta palavra "Efêmero", para designar o blog. Por durar o instante em que estou aqui escrevendo, e o instante em que vocês estão lendo. Esse instante pode durar um segundo, um minuto, um ano ou a vida toda, mas, seja qual duração tenha, será efêmero, não no tempo, mas na essência. Um instante qualquer no tempo, essas palavras irão se apagar, ou porque eu as deletarei, ou porque vocês a esquecerão, mas elas não ficarão para sempre. O sempre não existe.

Assim somos nós, seres efêmeros com sede de continuidade. Com tudo. Inclusive com os amigos. Tenho visto algumas fotos antigas, tenho percebido movimentações novas, e vejo amigos, grandes amigos, irem embora, a vida vai nos separando naturalmente, cada um com seu rumo de vida, rios que um dia se encontraram, mas que novamente se bifurcam e cada um deles segue seu caminho, sua trilha. De alguns tenho tatuagens, de outros vagas lembranças, de amores, de brigas, de companheirismo, aulas, atitudes, sonhos, planos e tantos outros verbos e substantivos que ficaram perdidos em algum lugar neste meu caminho. Nestes nossos caminhos.

Não devemos sofrer por isso, essa é a verdade. Que cada instante nosso, seja efêmero pois esta é sua essência, mas que seja um tijolo na construção do nosso palácio interior. "que não seja eterno, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". A definição do poetinha Vinícius para o amor bem se aplica a todos os relacionamentos na nossa vida.

Então, meus amigos que ainda vejo, que não vejo mais, mas que um dia ou outro passaram pela minha vida, eu digo sem medo de errar: Você é muito importante na minha vida. Sucesso.

Nenhum comentário: