quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Círculos da Vida

Há alguns anos, durante um carnaval, uma das agregadas do nosso bloco, o Doce Veneno, estava simplesmente eufórica e agitada: Eram duas da manhã, da terça-feira de carnaval, estava chovendo insistentemente e eu, já cansada de outros carnavais, estava sentada no caixote, esperando a coragem de subir para casa, e ir dormir tranquilamente até o fim da manhã da quarta-feira de cinzas, quando ela vem até mim, no ápice dos seus 14 anos e primeiro carnaval:

- Denise, levanta daí, pula, brinca, que o carnaval está acabando!

Eu, preguiçosamente respondi que já estava cansada, que iria já pra casa, descansar, pois meu carnaval já estava na hora de acabar. Ela enlouqueceu!

- Mas já vai acabar, amanhã não tem mais, se você não aproveitar agora, não vai mais ter!

- Mas veja - disse eu - próximo ano tem carnaval de novo, eu brinco novamente no próximo ano....

-Mas Denise - ela respondeu - próximo ano demora demais, tem que aproveitar agora!!!

Achei muito interessante a ânsia de viver que temos quando adolescentes, quando estamos testando, descobrindo, vendo o mundo. Mas depois de um tempo você vê que as coisas da vida se repetem, exatamente iguais. Nossa vida anda em círculos, quase perfeitos, viciosos e virtuosos, mas em círculos. Todo ano eu brinco o carnaval, mudam as personagens, mas as histórias são as mesmas. Pode verificar em www.doceveneno.net, ano após ano, as aventuras se repetindo.

E a passagem de ano, também segue a mesma rotina: preparo, projetos, resoluções, comes e bebes, festa, fogos, felicidade, sono, ressaca, esquecimento, e de novamente lá vem outra passagem de ano, e recomeçamos tudo de novo.

A diferença, se somos nós que fazemos, fazemos igual. Talvez seja essa história de recomeçar, talvêz devêssemos ter uma sequência, nada de anos novos, nem vida nova, mas vida corrida, vida consistente. Começo, meio e fim. Para mim, nós estamos sempre voltando para o começo.

Assim, não desejo mais um feliz ano novo para você, mas desejo uma feliz vida completa.

Eu não quero começar a comer o chocolate, quero comê-lo todo.

Beijos a todos.

Nenhum comentário: