sábado, 16 de outubro de 2010

Como denunciar crimes na internet

Li no WebDicas um ótimo artigo sobre denúncias de crimes na internet. Pedofilia, exploração e pornografia infantil, racismo, homofobia, intolerância religiosa, invasão de privacidade, crimes contra a honra, neonazismo, maus tratos contra animais, tráfico de pessoas... Todos estes são crimes dentro e fora da internet e por isso devem ser denunciados.

O site Safernet Brasil recebe denúncias e encaminha às autoridades competentes. Para isso você deve entrar no site e clicar no botão vermelho 'Crimes na Internet? Denuncie'. Na próxima página você poderá tipificar o crime e enviar o link da página. Ao clicar em cada crime, uma pequena explicação sobre para esclarecer e para que a denúncia seja feita corretamente. Se o conteúdo enviado for mesmo crime, a equipe do site elabora um relatório que será enviado ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

O UOL Denúncia oferece o mesmo suporte, com a diferença de poder optar por uma denúncia anônima ou com identificação para que o denunciante possa acompanhar o andamento e para que possam entrar em contato, caso seja necessário. Há também a possibilidade de enviar, além do link da página, vídeos, textos, áudios e print screen da tela.

No Orkut você pode denunciar um perfil que julgue ser ofensivo clicando em 'Denunciar'. Você poderá identificar o motivo da denúncia como nudez/conteúdo sexual, spam/vírus, atividade ilegal, ódio/violência. Além disso, alguns perfis também recebem links de sites indevidos, como o perfil da Polícia Federal de Repressão a crimes de Informática.

No site da Polícia Federal também existe um espaço para denúncia. Um formulário parecido com o do SaferNet deverá ser preenchido.

Pronto, não é por falta de informação que você vai deixar crimes virtuais sem punição. Denuncie!

SaferNet - http://www.safernet.org.br/
UOL Denúncia – https://denuncia.uol.com.br/
Polícia Federal – http://denuncia.pf.gov.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Alerta: Estelionatário e falsário, atuando em Natal…Lourival Baptista de Oliveira Filho (baiano, alto , magro e feioso), segundo a familia ele é um psicopata, prática golpes em mulheres na internet, se faz passar por Design grafico, plotista, contador, técnico de informatica, programador…tem BO registrado na delegacia de Mossoró-RN. Ele usa 4 RG com datas de nascimento diferentes. Data de nascimento:15/10/1953. Contacta as vitimas em salas de bate-papo.